quarta-feira, junho 12, 2024
Sem mimimi

Política com hashtags

Levantamento feito pela Quaest Consultoria e Pesquisa publicado na semana passada, apresentou um dado importante sobre o comportamento do eleitorado de Manaus.

Segundo o estudo, 41% dos moradores da capital amazonense buscam informações sobre a política local e nacional em postagens nas redes sociais.

A informação, além de confirmar a dependência que as pessoas têm da internet, aponta para uma maneira diferente de se fazer e falar de política, tanto para postulantes a cargos públicos como para comunicadores.

Convencimento

Em que pese o bom e velho corpo a corpo certamente ainda faça diferença, está provado que cada dia mais os candidatos precisam ter presença e convencimento nas redes sociais.

Investimento

Para isso, o investimento em equipes de marketing e, sobretudo, em social media fazem uma grande diferença.

Conscientização

O cenário também aponta para uma realidade de maior conscientização do eleitorado, já que, nas redes sociais, a pluralidade de ideias e narrativas é uma realidade, permitindo que o internauta faça seu próprio juízo de valor.

Exemplo

O dado também pode ser observado como a prova da força eleitoral do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania), que desde que estreou na política em 2020 utiliza com maestria o X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e TikTok.

Direita

O número de igual modo destaca a força da direita tanto em nível nacional quanto local. Esse espectro ideológico – rechaçado na mídia tradicional, classe artística e meio acadêmico – encontrou um oásis na internet nos últimos anos.

Números

Ainda de acordo com a pesquisa, 33% dos entrevistados disseram que se informam sobre política em programas de TV e 10% em sites, portais e blogs.

Ele, não

O pré-candidato petista à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos, foi rechaçado pelos advogados e “trocado” por Flávio Cordeiro Antony na homenagem que o torneio da Liga de Futebol dos Advogados do Amazonas (LFAA) – apoiado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – faz anualmente a profissionais do direito de destaque no Estado.

Recuo

Inicialmente, o campeonato teria o nome do ex-deputado federal. No dia 12 de março, inclusive, a página da LFAA no Instagram chegou a fazer uma postagem do torneio com o nome de Ramos.

Trocado

Segundo fontes da SEM MIMIMI, o nome do político não foi bem aceito pela classe, que pressionou a direção para mudar o homenageado. Vale destacar que a negativa se deu antes de Ramos confirmar sua pré-candidatura a prefeito da capital.

Clima quente

Após a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) revogar o direito de David Almeida como ex-governador de ter a disposição três seguranças e um assessor especial, o prefeito rebateu e nesse domingo (19) desafiou o presidente Roberto Cidade (União Brasil) a devolver 200 policiais que, segundo ele, estão trabalhando com os deputados estaduais.

Escolhida

A advogada Natália Demes foi escolhida como pré-candidata a prefeita de Manaus pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Ela venceu a disputa interna contra o também advogado Marcelo Amil.

No PL

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixará o Republicanos para se filiar ao Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro e líder político do mandatário paulista. A informação foi publicada em reportagem do jornal Estadão nesse domingo (19).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *