quarta-feira, julho 24, 2024
Sem mimimi

Procura-se vereadores em plenário

Ano de eleição é sempre igual. Os políticos voltam às ruas, o amor pela cidade reacende, o sensacionalismo aflora e no caso de parlamentares com mandato as ausências em plenário se tornam comuns.

No entanto, assim como todo esse atual processo pré-eleitoral que está em “modo turbo” desde dezembro, o sumiço dos vereadores das sessões também começou mais cedo.

Nessa quarta-feira (12), por exemplo, a quatro meses do pleito, o esvaziamento do plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) chamou atenção.

Contagem

No início da sessão tinham apenas 18 vereadores presentes no plenário. Ao longo dos debates, o número foi caindo e os trabalhos do dia foram encerrados com apenas três parlamentares presentes.

Mordomia

Vale lembrar que as sessões acontecem apenas de segunda a quarta-feira, ou seja, três dias por semana.

Gazeteiros

E mesmo com essa mordomia, alguns vereadores acreditam que podem “gazetar” o trabalho para fazer sabe-se lá o que de mais importante.

Denúncia

Sobre o assunto, o vereador Rodrigo Guedes (PP) fez uma denúncia grave. Segundo ele, alguns colegas chegam mais cedo, marcam presença no plenário, saem para outros compromissos e mesmo ausentes garantem que não terão desconto no salário por falta.

Ordem

Eleito com o discurso de resgatar a imagem da CMM arranhada na gestão de David Reis (Avante), o presidente Caio André (União Brasil) tem o dever de colocar ordem na casa e não permitir que essa situação se torne uma prática corriqueira.

Data-base

Falando em CMM, após dois meses de negociações, os vereadores aprovaram nessa quarta-feira (12) o reajuste de 3,69% da data-base dos professores e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A proposta inicial da Prefeitura era de 1,25%.

Caminho livre

O ex-secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior (Avante), quitou a pendência na Justiça Eleitoral pelas irregularidades na prestação de contas das eleições de 2018, quando concorreu a deputado estadual, e garantiu a regularização para concorrer ao pleito deste ano.

Vice

Exonerado no dia 6 de junho do cargo, cumprindo o prazo de desincompatibilização, Renato está cotado para ser vice na chapa de reeleição de David Almeida (Avante) à Prefeitura de Manaus.

Especulação

Além de Renato, ganha força nos bastidores a possibilidade da indicação do vice de David ser do PSD, sigla do senador Omar Aziz, que atualmente fazer parte do arco de aliança do chefe do executivo municipal.

Ministério da Verdade

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) inaugurou nessa quarta-feira (12), no Fórum Eleitoral, a sala do Comitê de Combate a Desinformação. O órgão, que contará com 20 servidores, será uma espécie de Ministério da Verdade que avaliará os alertas de notícias falsas e encaminhará à comissão de propaganda eleitoral.

PEC das drogas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (12), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/23, chamada de PEC das Drogas. A tramitação da matéria é uma reação do Congresso à interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) no tema. A proposta já foi aprovada pelo Senado Federal em abril.

Na Constituição

O texto inclui um inciso na Constituição Federal para tornar crime a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita, como maconha, cocaína ou ecstasy. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *