quinta-feira, julho 25, 2024
Política LocalSem mimimi

Renato Júnior na frigideira

O ex-secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior (Avante), está na frigideira e vivência um processo de fritura dentro do grupo do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Segundo uma fonte da SEM MIMIMI de dentro da sigla, até então cotadíssimo como vice na chapa de reeleição do mandatário do município, Renato já não goza mais da confiança da cúpula do Morro da Liberdade e deve ser preterido na escolha do parceiro de David.

Bola da vez
E a bola da vez é a ex-secretária de Saúde, Shádia Fraxe (Avante), que assim como Renato, deixou a administração municipal para ficar eleitoralmente à disposição do prefeito.

Portas abertas
Segundo esse fonte, sob o comando de Shádia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sempre teve as portas do gabinete abertas para atender as demandadas do grupo, sobretudo dos postulantes a vereador.

“Jogo sujo”
Já Renato, em que pese no passado tenha conquistado a confiança do grupo por ser um “pagador de missão”, passou a ter máxima confiança do prefeito e passou a fazer, também o “jogo sujo” de dizer não a alguns pedidos dos aliados.

Mudança de discurso
Até então confiante da escolha, nitidamente Renato Júnior tem mudado o discurso e afirmado que é um soldado de David e, assim sendo, fará o que for ordenado.

Embalagem
E, independentemente dos motivos, de fato Shádia, em tese, tem mais a acrescentar eleitoralmente do que Renato, já que, é uma “embalagem” mais interessante para se vender ao eleitor.

Números
Vale lembrar que a Semsa alcançou índices que colocam Manaus como destaque na saúde básica em nível nacional – mesmo a realidade não sendo exatamente essa – e Shádia é uma mulher com currículo invejável e apelo político, já que o marido dela, Abdala Fraxe, é deputado estadual.

Possibilidade
Paralelo a essa “briga interna”, há o interesse dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) – que estão arco de aliança de David – de indicar o vice.

Estranho
Parece bastante estranho que nomes de peso como parlamentares aceitem passivamente a construção de uma chapa puro-sangue do Avante, uma vez que ambos têm interesse visando 2026.

Saída
Há quem diga, inclusive, que se o prefeito insistir em ter chapa puro-sangue é possível que os dois senadores pulem do barco e apoiem a de Marcelo Ramos (PT).

Lua de mel
Falando em Prefeitura, o pré-candidato do PL, Capitão Alberto Neto, ao que parece, está em “lua de mel” com a também pré-candidata Maria do Carmo Seffair (Novo).

Elogios
Após terem uma conversa no intuito de se unirem, o bolsonarista fez elogios à Seffair e afirmou em entrevista à Rede Onda Digital, que se tivesse que deixar de ser candidato para apoiar alguém essa pessoa seria a dona da Fametro.

CPAC
O BLOG DO BOTELHO fará a cobertura do Congresso Conservador (CPAC) do Brasil, que será realizado neste fim de semana em Balneário Camboriú (SC).

Cúpula
O evento vai reunir a cúpula da direita brasileira, numa programação que inclui palestras, rodas de conversa e troca de experiências em uma espécie de intercâmbio intelectual conservador.

Lista
Estarão presentes nomes como Jair Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Marcel Van Hatem e o presidente da Argentina, Javier Milei.

AM presente
O Amazonas também estará representado. O deputado federal Capitão Alberto Neto e a deputada estadual Débora Menezes (PL) já confirmaram presença.