quinta-feira, julho 25, 2024
Sem mimimi

Roberto Cidade, o pré-candidato dos exs

Pré-candidato a prefeito de Manaus com o maior número de partidos em sua base aliada, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) conta com uma legião de ex-parlamentares em seu projeto de chegar ao comando da capital.

Analisando imagens de eventos recentes e o quadro de filiados dos partidos, a SEM MIMIMI contabilizou pelo menos 17 ex-vereadores e ex-deputados no time de apoiadores do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Todos eles, até então, também se apresentam como pré-candidatos a vereador.

Ex-deputados

Na lista estão os ex-deputados estaduais Álvaro Campelo (PP), Edilson Gurgel (PRD), Dermilson Chagas (PSB) e Therezinha Ruiz (União Brasil).

Ex-vereadores

Já os ex-vereadores são Eloi Abreu, Fred Mota e Sildomar Abtibol do Podemos; Wilma Queiroz, Wilton Lira, Joãozinho Miranda, Jairo da Vical, Everaldo Farias e Luis Neto, do PRD; Elias Emanuel e Ceará do Santa Etelvina, do PSB; e Erasmo Amazonas e Bispa Luciana, ambos do PMB.

Impulsionamento

A presença de políticos experientes ajuda no impulsionamento da pré-campanha de Cidade, já que, todos eles têm seus nichos de atuação.

Prova dos 9

Prova da efetividade de um time experiente foi dada em um evento na última quarta-feira (19), no bairro da Cachoeirinha. O local estava lotado e contou com o engajamento de quatro ex-parlamentares.

Críticas

Falando em pré-candidato à Prefeitura, David Almeida (Avante) foi alvo de críticas após a mídia local divulgar que a atual gestão irá gastar R$ 15 milhões para cremação de animais mortos. O vereador Capitão Carpê (PL) e a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) usaram as redes sociais para contestar a decisão.

O dobro

De acordo com a parlamentar, que é da causa animal, o preço pago pela Prefeitura será o dobro cobrado pelo serviço particular, segundo a tabela disponibilizada pela Amazon RM Serviços de Cremação Ltda, empresa que vai prestar 7.500 serviços de remoção e cremação por 12 meses.

Posse

João Barroso de Souza toma posse, nesta sexta-feira (21), como novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM) para o biênio 2024-2026.

A cerimônia será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

Mestrado

Em uma conquista histórica, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ofertará o curso de doutorado em Direito Ambiental da Amazônia Ocidental. A iniciativa marca um importante avanço na área da pós-graduação e cria oportunidades de capacitação para os amazonenses.

Investimentos

A 308ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), realizada nessa quinta-feira (20), aprovou 44 projetos industriais que somam investimentos estimados em R$ 698 milhões no Estado.

Empregos

Esses projetos preveem a criação de 991 empregos nos próximos três anos, além da realocação de 403 postos de trabalho dentro das próprias indústrias locais.

“Tios do Zap”

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia a possibilidade de lançar uma campanha de combate às fake news com o foco nos eleitores com idade superior a 60 anos e, especialmente, ao que eles chamam de “tios do zap” – grupo de homens e mulheres conservadores que foram definidos por parte da imprensa como “parentes mais velhos que disseminam boatos sem conexão com a realidade”. Segundo o tribunal, há uma vulnerabilidade dessa faixa etária em relação à desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *