domingo, junho 16, 2024
Sem mimimi

União Brasil tem mais da metade dos prefeitos do Amazonas

O União Brasil, partido do governador do Estado, Wilson Lima, tem atualmente mais da metade dos prefeitos do Amazonas.

Ao todo, 33 mandatários municipais são filiados à sigla.

O número além de dar a dimensão da grandeza da legenda em âmbito local, aponta para um cenário de otimismo em 2026, quando ocorrerá as eleições gerais.

No game

Isso porque, Wilson deve disputar uma das vagas de senador e tentará colocar um aliado no comando do executivo estadual.

Base

E como se sabe, em uma eleição regional é necessário ter bases sólidas nos municípios, exatamente o que o União Brasil sob comando do governador está fazendo.

Reeleição

Dos 33 prefeitos, 18 disputam a reeleição neste ano. Os outros 15 apoiam candidatos do próprio União ou de legendas do arco de aliança do Palácio do Governo.

Ampliação

Mas não para por aí. O projeto do União Brasil é ambicioso e  o foco é ampliar o número de prefeituras, sobretudo em cidades-polo como Parintins.

No topo

Na terra dos bois, por exemplo, a vereador Brena Dianná, que é apoiada e correligionária de Wilson Lima, aparece na primeira colocação em todas as pesquisas de intenção de votos.

Alianças

Há, também, casos como o de Autazes. Na cidade do potássio, Thomé Neto, que é do PP, desponta como favorito. A sigla e o político fazem parte do arco de aliança do governador.

Liderança

O cenário de igual modo dá a dimensão efetividade da liderança do governador, que mesmo tendo estreado na vida pública em 2018, se tornou em pouco tempo um habilidoso estrategista político.

Capital

Falando em estratégia, a “cereja do bolo” nesse projeto de crescimento do União Brasil, obviamente, é Manaus. Por isso o escolhido na capital foi o deputado Roberto Cidade, aliado de primeira ordem de Wilson.

Reunião

Por falar em Cidade, ele se reuniu, nessa terça-feira (4), com cerca de 60 empresários ligados à Associação PanAmazônia para apresentar compromissos que estarão presentes em seu Plano de Governo e para escutar sugestões que poderão ser incluídas em seu programa de gestão.

Mal na foto

Manaus é a vigésima capital no ranking de acesso a dados sobre políticas públicas. Em uma escala de 0 a 100, a capital amazonense recebeu nota 3 no levantamento da Open Knowledge Brasil, organização não governamental que se dedica a promover a transparência de informações.

Veículo legal

Para o guinchamento de veículos após constatar débito em atraso durante blitze, a deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei 253/2024, que institui o Plano Veículo Legal Amazonense. A proposta aguarda parecer na Comissão de Assuntos Econômicos.

Pagamento

O projeto prevê que o proprietário ou condutor do veículo efetue o pagamento, no ato de fiscalização pela autoridade competente, de de débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da taxa de licenciamento e de infrações de trânsito.

Réu

Por unanimidade, nessa terça-feira (4), ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornaram o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) réu por calúnia contra o ministro da Corte, Gilmar Mendes. A decisão acatou uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *