Única com números divergentes das demais, pesquisa AtlasIntel é suspensa pela Justiça Eleitoral
A única das 15 pesquisas eleitorais divulgadas neste mês de setembro que apresentou um cenário diferente do que a ida de David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil) para o segundo turno da disputa pela Prefeitura de Manaus, a AtlasIntel de registro AM-02999/2024 foi suspensa pela Justiça Eleitoral.
Nesse domingo (29), o juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo deferiu o pedido feito pela coligação “Manaus Merece Mais”, de Cidade, que solicitou a paralisação da divulgação da pesquisa por uma série de inconsistências na coleta de dados.
O magistrado aceitou a contestação de que dos 14 quesitos do estudo, apenas dois se referem ao pleito municipal e os demais às eleições gerais de 2022.
Ausência
Além disso, o questionário não inseriu o nome de Roberto Cidade na avaliação sobre um possível segundo turno contra o atual prefeito, mantendo apenas os nomes de Capitão Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania).
Tendenciosa
Em seu despacho, o juiz destaca que as várias indagações sobre outras esferas de governo induzem o entrevistado e geram vantagem indevida aos candidatos apoiados por presidenciáveis e postulantes a governador na eleição passada.
Metodologia
Em entrevista ao programa Boa Noite, Amazônia, da Rede Onda Digital, na semana passada, o professor doutor Afrânio Soares, dono da Action Pesquisas, colocou em xeque a metodologia da AtlasIntel, já que, a empresa envia os questionários aos entrevistados via internet.
Offline
E não é novidade para ninguém que Manaus é uma cidade com sérios problemas de conexão à internet. Não são todos os locais e nem todas as classes sociais que têm acesso à rede mundial de computadores e não é razoável acreditar que no pouco tempo que tenha acesso o cidadão comum pare para responder um questionário de 16 perguntas.
Cenário
Afrânio referendou o cenário de David e Cidade no segundo turno e destacou que a vinda de Bolsonaro à capital amazonense nesse fim de semana dará um crescimento a Alberto Neto que, segundo ele, deve ultrapassar Amom na preferência do eleitorado.
Abaixo do esperado
Falando em Bolsonaro, a visita do ex-presidente a Manaus no último sábado (28) assim como no evento em que ele participou em maio, teve um público abaixo do esperado.
Motocarreata
Na motocarreata que saiu de frente da Loja Havan, na Avenida das Torres, até que teve uma boa adesão de motos e carros, mas o comício realizado entre o Sambódromo e a Arena da Amazônia foi marcado pela baixa adesão do público.
Popularidade
Esse fato não revela que a popularidade do líder da direita em Manaus está em xeque. As pesquisas seguem apontando a capital amazonense como uma das mais bolsonaristas do País. A questão é que os eleitores de Bolsonaro nitidamente estão espalhados em outras candidaturas neste pleito municipal.
Prova dos 9
A prova disso é que o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o filho 02 do ex-presidente, gravou vídeo pedindo votos para o humorista Wallacy Michele – que integrou o elenco do programa do apresentador Sikera Jr – que é candidato a vereador pelo PP, que tem Cidade como postulante a prefeito.
Folga
Depois de pressionar os servidores do município para que adesivassem seus carros, agora David Almeida passou a adotar uma nova estratégia: o servidor que adesivar seu carro, ganha uma folga. Quanto mais carros levar, mais folgas ganha.
A denúncia foi feita por um funcionário público ao BLOG DO BOTELHO.