O governo do presidente Lula (PT) concentrou no mês de maio a maior parte dos pagamentos de emendas parlamentares realizados em 2026. Dos R$ 18,4 bilhões liberados até agora, R$ 14,1 bilhões foram repassados no período, o equivalente a cerca de 77% do total.
Os dados mostram um aumento expressivo em relação ao mesmo mês do ano passado. Em maio de 2025, os pagamentos de emendas parlamentares somaram pouco mais de R$ 188 milhões.
Em junho, os repasses seguem em andamento. Até o momento, o governo federal já liberou cerca de R$ 605 milhões para deputados e senadores.
As emendas individuais concentram a maior parte dos recursos pagos neste ano, com mais de R$ 13 bilhões liberados. Já as emendas de bancada somam aproximadamente R$ 4,5 bilhões.
Via: Diário do Poder


