Omar deixa Parintins antes do fim do festival e bastidores apontam incômodo com protagonismo de Cidade

Senador retornou a Manaus neste sábado e não acompanhou a segunda noite de apresentações no Bumbódromo. Nos bastidores, interlocutores atribuem a saída antecipada ao protagonismo do governador e a não transferência de recursos do Governo Federal aos bois

Os bastidores políticos do Festival de Parintins ganharam um novo capítulo neste sábado (27). O senador Omar Aziz (PSD) deixou a ilha antes do encerramento da programação e retornou a Manaus, sem acompanhar a segunda noite de apresentações dos bois Caprichoso e Garantido no Bumbódromo.

A saída antecipada rapidamente passou a ser tema de conversas entre lideranças políticas presentes no festival. Nos bastidores, a avaliação predominante é de que Omar deixou Parintins contrariado com o espaço político ocupado pelo governador Roberto Cidade (União Brasil) durante o evento.

Interlocutores ouvidos pelo Blog do Botelho afirmam que o protagonismo de Cidade, que concentrou parte importante das atenções ao longo da programação oficial, teria provocado desconforto no senador.

Outro fator apontado por essas fontes foi o cancelamento da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Parintins. A expectativa era de que a presença do presidente fortalecesse politicamente Omar, um dos principais aliados do governo federal no Amazonas. Com a mudança de agenda presidencial, esse cenário acabou não se concretizando.

Também repercutiu negativamente, segundo relatos de bastidores, o fato de o Governo Federal ainda não ter repassado, até este sábado, os R$ 10 milhões prometidos para os bois Caprichoso e Garantido, sendo R$ 5 milhões destinados a cada agremiação. A demora no pagamento gerou críticas e aumentou a pressão sobre os aliados do Palácio do Planalto no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *